Uso da vírgula antes da conjunção "mas"

Antes das conjunções adversativas, é dispensável o uso da vírgula, exceto no caso da conjunção mas, que exige o uso de pontuação anteposta como será visto.


Vejamos os exemplos:

Estou cansado, mas vou ao cinema. (Correto.)
Estou cansado mas vou ao cinema. (Incorreto.)

Caso você deseje substituir a vírgula por um ponto-final na primeira construção, é perfeitamente aceitável.


Estou cansado. Mas vou ao cinema. (Correto.)

Nos demais casos, como foi dito, é dispensável o uso da vírgula: porém, entretanto, no entanto, todavia.


Vejamos três construções possíveis:

Estou cansado porém vou ao cinema. (Correta - sem a vírgula.)
Estou cansado, porém vou ao cinema. (Correta - antecedido de vírgula.)
Estou cansado, porém, vou ao cinema. (Correta - entre vírgulas.)

Observe que, na última construção, foi colocada a conjunção porém entre vírgulas. Nesse caso, deverá ser mantida as duas pontuações, sendo perfeitamente aceitável a substituição da primeira vírgula por um ponto-final.


Vejamos o exemplo:

Estou cansado. Porém, vou ao cinema. (Correto.)

Segundo Napoleão Mendes de Almeida, a vírgula após certas conjunções é para dar ênfase a alguma expressão que se segue a essas conjunções.


Em algumas situações, pode-se encontrar uma vírgula após conjunção mas. No entanto, não está relacionada a ênfase de alguma expressão que se segue e sim a alguma oração intercalada posposta ao conectivo. Por isso, a mesma construção entre vírgulas não é aceita para o mas, caso esse tipo de oração não apareça, com mostrado no exemplo a seguir.


Estou cansado, mas, vou ao cinema. (Incorreto.)

Particularidade do "mas"

  • É obrigatória a colocação de pontuação anteposta, o caso mais comum é o uso da vírgula.
  • Aparece sempre no rosto (início) da oração. O mesmo não ocorre com as demais conjunções adversativas, que podem estar deslocadas dentro da oração.
Justificativa para o uso ou não da vírgula

As conjunções têm a função de conectar orações ou termos de mesma função sintática e classificam-se em coordenadas e subordinadas. As conjunções adversativas servem para indicar oposição ou restrição de ideias, conectando duas orações coordenadas, que poderão ser separadas por uma vírgula, uma vez que os elementos coordenados são elementos independentes, que têm a mesma função gramatical, organizados em uma sequência, por isso devem estar separadas por vírgula ou unidas por uma conjunção coordenativa.  A faculdade no uso da vírgula antes das conjunções é devido a esses conectivos demarcarem o início de uma outra oração, sendo dispensáveis em diversas situações.

Referências:

Almeida , Napoleão Mendes de. Gramática metódica da língua portuguesa - 46. ed. - São Paulo: Saraiva, 2009. p. 350, § 572, p. 574, § 956.

Dicio.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas