Manual de Redação da Presidência da República vs. Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores

O Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) faz uma ressalva em relação aos fechos utilizados nas comunicações oficiais, excluindo desse padrão as comunicações dirigidas às autoridades estrangeiras, que devem seguir o rito do Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores ou (Manual de Redação Oficial e Diplomática do Itamaraty), ademais para não gerar confusões, deve-se ter em mente que o Ministério das Relações Exteriores é chamado historicamente de Itamaraty. E foi isso que foi cobrado na prova da COMPERVE (Núcleo Permantente de Concursos - UFRN) em uma das provas de Assitente em Administração.

(COMPERVE - 2018) 39. A Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais de uma universidade federal necessita enviar uma comunicação oficial a uma universidade estrangeira, com o intuito de apresentar um professor que irá participar de um evento internacional na condição de professor intercambista. O fecho adequado para o documento a ser redigido deve ser obtido no Manual de Redação


A) da Presidência da República.
B) do Ministério das Relações Exteriores.
C) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
D) da Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

“2.2. Fechos para Comunicações
[...]
Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.”


Gabarito: B.


BIBLIOGRAFIA
  • BRASIL. Presidência da República. Manual de redação da Presidência da República. 2. ed. rev. e atual. Brasília: Presidência da República, 2002.
  • BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Manual de redação oficial e diplomática do Itamaraty. 2016.
  • BRASIL. Ministério da Relações Exteriores. 2018 - http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/o-ministerio, em 30/09/201

Comentários

Postagens mais visitadas